instagram-videos

“O futuro da internet está nos vídeos.”

Talvez você ja tenha ouvido muito essa frase é talvez você nem tenha acreditado muito nela porque toda mudança traz incertezas e um período de adaptação, mas trabalhar com conteúdo digital faz com que a gente tenha que ter um pensamento acelerado e até adiantado sobre as tendências de conteúdo que estão por vir.

Quando o Youtube teve seu boom vimos uma horda de blogueiros e marcas correndo para a plataforma para criar conteúdo diversificado para atrair mais leitores e clientes para os seus negócios. Os vídeos aproximam mais as pessoas e humaniza ainda mais as marcas. 

Bons vídeos prendem a atenção e podem ate convencer o seu cliente de adquirir o produto em questão ou transforma-lo em um brand lover.

Quando o Instagram inseriu os vídeos de 15s na plataforma vimos uma leva de pessoas criativas que conseguiram condensar boas informações em naquele tempo estabelecido. As marcas precisaram pensar mais ainda o conteúdo para se fazerem notadas em vídeo e ainda com um tempo relativamente curto.
Mas como tudo é questão de adaptação, deepois de um tempo, os 15 segundos pareciam suficientes.

Acontece que muitas vezes quando os produtores de conteúdo e o pessoal do digital se “acostuma” com uma determinada rede social ela vem e muda. Fazendo com que todo o mercado tenha que se adaptar novamente à uma realidade diversa.

Agora o Instagram vai permitir vídeos de até 60s e com isso, há de se repensar a forma de criar conteúdo para o aplicativo para que você ou sua marca continue relevante.

Já de cara, podemos citar a grande oportunidade para os músicos se lançarem dentro do próprio Instagram e ganharem notoriedade através da rede social. Inclusive Marisa Monte foi a primeira brasileira a utilizar o vídeo mais longo, colocando 50s da canção “Nu com a minha música”. Nos Estados Unidos, a escolhida foi a cantora teen Selena Gomez.

Para quem faz música, já temos um bom uso da ferramenta: mostrar trechos de novas canções, de algum show ou até uma mini apresentação exclusiva para o seguidores.

Mas quem não está no meio da música, o que fazer com os vídeos mais longos?

Seguem algumas sugestões:

  • Teaser de novos produtos
  • Backstage de criação de campanha
  • Bastidores do negócio
  • Mini entrevistas
  • Vídeos de demonstração de utilização do produto
  • Sneak Peek de uma nova campanha
  • Campanha exclusiva para o instagram

Como já foi falado acima, são apenas sugestões. Nesse caso, o céu é o limite, use a sua criatividade! 

Porém, devemos sempre lembrar do que não deve ser feito dentro da rede:

  • Não precisa obrigatoriamente utilizar os 60s, se sua mensagem é passada satisfatoriamente com 20s, não fique enrolando com o restante do tempo, encerre o vídeo.
  • Não reproduza o seu comercial de tv no Instagram. Criar conteúdo exclusivo para a plataforma é o mais indicado.
  • Vídeos monótonos. A dinamicidade vai exigir de você e da sua marca mais criatividade ainda.

Não esqueça, sessenta segundos na internet é quase uma eternidade e você vai precisar criar novas estratégias para entreter o seu cliente.