A popularidade do WhatsApp é inegável, muita gente usa o aplicativo para trocar mensagens com os amigos / familiares / cônjuges / conhecidos e também para fechar negócios, porque não?
Na última agência que trabalhei, tínhamos grupos com alguns clientes para facilitar a comunicação entre agência/cliente, assim conseguíamos resolver pequenas questões mais rapidamente do que por e-mail.
Toda essa modernidade e facilidade vieram para ajudar a vida do cidadão multitarefa, agilizando contatos e resolvendo problemas sem a necessidade de uma fatídica ligação.
É tudo lindo, é tudo maravilhoso, mas não é bem assim.
Com a facilidade do WhatsApp, as empresas perceberam que é ali que o consumidor está, não importa o segmento da empresa, ela vai ter o cliente inserido no App. Seja ela uma loja que vende jóias finas ou uma loja de pneus usados.
Mas cadê o problema?
Muitas empresas colocam um telefone especificamente para o WhatsApp afim de ter uma comunicação mais direta com os clientes, porém não pensam na logística, nem na forma de se comunicar.
“Ah vamos colocar aqui o WhatsApp para nossos clientes, é mais uma facilidade para eles!”
Feito da forma certa, é sim.
Mas geralmente, não há uma pessoa designada para fazer essa comunicação, não há uma conformidade de envio de material e nem uma periodicidade adequada.
A pessoa (ou as pessoas) que fica encarregada da comunicação via WhatsApp acaba acumulando outras funções e não dá a devida atenção aos clientes no App, tirando assim a instantaneidade da comunicação, um dos enormes pontos positivos em não precisar telefonar para um estabelecimento afim de resolver um problema ou marcar a hora na manicure, por exemplo.
Textos mal escritos e grande fluxo de informações enviadas em curto espaço de tempo afastam o consumidor da sua empresa.
E por fim, não há uma criação de conteúdo específica para o app, transformando-o assim e mais um spammer ao invés de ser um canal efetivo de vendas. E ninguém gosta de spam.
No entanto, é possível utilizar essa ferramenta de forma não invasiva e que pode sim converter em vendas? Claro que sim!
Para comunicar de forma interessante e eficaz no WhatsApp alguns pontos precisam ser definidos e estabelecidos:
- Quem vai manejar o telefone (ou o computador, através do maravilhoso WhatsApp Web) para responder as interações dos clientes?
- O que a empresa vai enviar de material para os consumidores?
- O cliente está ciente de que vai receber o conteúdo? Ele está de acordo com isso?
- Que horário será estabelecido para atendimento via WhatsApp?
E por fim, por favor, nada de criar grupos com os clientes sem que eles estejam previamente sabendo e tenham aceito, não há nada mais inconveniente que ser inserido em um grupo de WhatsApp sem pedir.